Fujinon XF 60mm f/2.4 R Macro

A Fujinon XF 60mm faz parte das primeiras objectivas de uma gama que viria a revolucionar a indústria da fotografia, o sistema X da Fujifilm. O seu aparecimento em 2012 aliado a câmaras inovadoras como a X-Pro1 ou X-E1 da altura, conferiam um estatuto de qualidade de imagem e de construção à marca japonesa.

Esta objectiva é equivalente a uma 90mm, com abertura de f/2.4, asférica, com 10 elementos distribuídos por 8 grupos. A sua função macro é de 1:2 (0.5x) permitindo fotografar objectos a 26.7cm de distância.

Tive a oportunidade de fotografar com o sistema X da Fujifilm logo após o seu lançamento e a Fujinon XF 60mm foi uma das objectivas de eleição nas minhas sessões fotográficas.

O sistema de foco automático não é dos mais rápidos da gama de objectivas da Fujifilm mas é extremamente fiável quando fotografamos em modo normal. Em modo macro recomendo a focagem manual, é suave e de controlo extremamente preciso.

Fotografar para capas de revistas, editoriais de moda e de beleza com a Fujinon XF 60mm é sem dúvida ter a garantia de uma imagem final de elevada qualidade, com muita precisão no foco e detalhe acima do normal. Até ao aparecimento da Fujinon XF 56mm F1.2 R a 60mm foi a objectiva que mais utilizei nas sessões fotográficas.

Devido à sua dimensão, conferida pelo pára-sol (do tamanho da objectiva), a combinação perfeita é atribuída com a X-T1 ou X-T2, tornando-se assim equilibrada e de pega ergonómica.

Recomendo a todos os fotógrafos que fotografam com paixão e tempo e que dão primazia ao resultado final, ou seja, às suas imagens…